Visita Guiada ao Palácio de Monserrate – 19.05.2018

A Quinta de Monserrate nasce no final do Séc. XVIII com Gerard de Visme (1789), rico comerciante inglês, que aí construiu uma casa em estilo neogótico. William Beckford, grande viajante inglês, subarrendou Monserrate em 1793-1794 mas, em 1809, quando Lord Byron visita a propriedade, a casa já estava em ruínas. O aspeto sublime da propriedade foi fonte de inspiração para este poeta, que cantou Monserrate na sua obra Childe Harold’s Pilgrimage, após o que a quinta se tornou num local de visita obrigatória de viajantes estrangeiros, sobretudo ingleses, que o descreveram em inúmeros relatos de viagens e o ilustraram em gravuras.

Um dos visitantes famosos foi Francis Cook, outro muito rico industrial inglês mais tarde agraciado pelo rei D. Luís com o título de Visconde de Monserrate, que sub-rogou a propriedade em 1856. A aquisição efetiva da propriedade acontece em 1863, iniciando, com o arquiteto James Knowles, a transformação do que restava da casa de De Visme. O Palácio de Monserrate, que exibe, na sua decoração, influências medievais e orientalizantes, é, com o Palácio da Pena, um dos mais importantes exemplos da arquitetura romântica e uma das mais belas criações paisagísticas do Romantismo em Portugal.

Além da oportunidade de visitar este belo palácio guiada pelo historiador de Arte Dr. Davide Camilo, vamos ter a oportunidade de conhecer parte do recheio que existiu nesta casa e que temporariamente foi reunido, sob o titulo: “Monserrate Revisitado – A Coleção Cook em Portugal”, no ano em que se celebram os 200 anos do nascimento de Sir Francis Cook (1817 – 1901).
A mostra reúne peças da coleção de arte escolhidas pelo riquíssimo industrial inglês Sir Francis Cook no fim do século XIX, para eta sua casa de veraneio, permitindo ao público compreender o valor artístico e histórico da sua coleção de arte em Portugal.
A exposição, resultado de uma pesquisa exaustiva, procura dar a conhecer a dimensão cultural do ilustre primeiro Visconde Sir Francis Cook e o conjunto de obras de arte que reuniu em Monserrate. Depois de ter sido dispersa em 1946, volta agora a ser possível admirar no palácio algumas das peças desta coleção, identificadas em acervos públicos e privados, e emprestadas temporariamente.

 

 

Informações:
Data e Hora: 19 de Maio de 2018 às 15h00
Ponto de Encontro: Palácio de Monserrate, Sintra
Duração da visita: 2h00

Valor: 15€ por pessoa
Inclui seguro e entradas.

 

INSCRIÇÕES LIMITADAS

 

Inscrições apenas através do email guidedvisits@gmail.com indicando Nome, Data de Nascimento e Contacto das pessoas a inscrever.
As vagas são preenchidas mediante a recepção do comprovativo de pagamento.

IBAN: PT50 0033 0000 4534 8659 4420 5
BIC/SWIFT: BCOMPTPL

You may also like